Japão obrigará estrangeiros a registrar impressão digital

A partir de 20 de novembro, os estrangeiros serão submetidos a um novo sistema de controle nos aeroportos

Tokyo - ipcdigital.com
Obrigatoriedade exclui apenas os estrangeiros com menos de 16 anos, diplomatas, convidados do governo e portadores de visto permanente especial, no caso dos coreanos ( )

Obrigatoriedade exclui apenas os estrangeiros com menos de 16 anos, diplomatas, convidados do governo e portadores de visto permanente especial, no caso dos coreanos

O governo japonês oficializou hoje (5) a data de início do novo controle de Imigração que obrigará os estrangeiros a registrar as impressões digitais ao entrar no Japão. A partir do dia 20 de novembro, os estrangeiros com mais de 16 anos de idade, também devem permitir tirar uma foto ao passar pelo setor de Imigração.

A medida faz parte da reforma na Lei de Imigração aprovada em 24 de maio de 2006, para combater a entrada de terroristas no Japão.

Os dados registrados serão checados e os nomes daqueles que estiverem em uma “lista negra” fornecida pela Agência Nacional de Polícia serão impedidos de entrar no país. Quem recusar a fazer os registros de impressão digital ou foto corre o risco de ser expulso do Japão.

No caso dos japoneses, será criado um “portão automático” que agilizará o processo de entrada e saída do país, para todos aqueles que fizerem o registro de foto e impressão digital.

A Federação do Japão das Associações de Advogados (Nichibenren) e grupos de defesa dos direitos humanos mostram-se contrárias à medida anunciada pelo governo.