Alguém já trabalhou na fábrica da Suzuki em Kosai?



Essa foi uma pergunta que vimos num grupo de dekasseguis e consideramos pertinente trazer para cá, pois pode ter mais interessados.
O trabalho é numa montadora de carros na linha de produção no qual cada pessoa executa uma rotina a cada carro que vem sobre uma esteira. Para dar tudo certo, o tempo de execução da tarefa é cronometrado para a pessoa realizar a rotina.
Os três primeiros meses são o período de adaptação física para a musculatura se adaptar, adaptação social ao ambiente, colegas de trabalho, chefia, horários porque lá há troca de turno semanal (nikotai), etc.
O trabalho em fábrica depende da determinação de cada pessoa, mas não há trabalho em fábrica que não tenha seus prós e contras - muita gente diz que nunca conseguiria ficar 10 a 12 horas sentado com os olhos num microscópio olhando placa de circuito, acho que no fim da primeira hora pediria demissão!
Quem nunca trabalhou em outra fábrica ou só esteve nesta pode achar pesado, mas não é. Quem disser isso não conhece. O trabalho é corrido, mas de tal forma que a pessoa possa realizar a sua rotina, senão para a linha, afinal depois do seu trabalho terá o trabalho da outra pessoa e assim por diante.

Uma das empreiteiras mais antigas no atendimento a dekasseguis, a Yasuzu foi a que nos contratou lá e dizemos sempre que quem for com eles será atendido por uma excelente empreiteira que tem uma equipe grande para atender as suas necessidades e suportes com médico, prefeitura etc. Eles disponibilizam bons ônibus para levar os funcionários confortavelmente ao trabalho. Se você residir no bairro de Arai o trajeto leva no máximo 15 minutos até a fábrica, ou seja não perde tempo no trânsito.
O salário é excelente. Homens ganham por volta de 400 mil por mês e mulheres por volta de 270 mil por mês, sem ter que fazer muitas horas extras por mês, lá você vai fazer no máximo 1 a 1,5 hora por dia quando a produção estiver em alta ou quando der algum problema que atrase a produção.
Para morar, é uma das melhores regiões do Japão. Kosai fica bem no meio do caminho entre duas cidades grandes (Hamamatsu e Toyohashi), fica na beira da praia, mas para chegar em Kosai tem uma subida o que deixa a cidade bem mais alta que o nível do mar e a praia é uma enseada, ou seja, em caso de tsunami os efeitos serão bem atenuados.
Tem comércio farto na região com supermercados grandes, farmácias, lojas de conveniência e várias lojas de produtos brasileiros. Kosai é uma cidade japonesa localizada na província de Shizuoka. Em 2003 a cidade tinha uma população estimada em 43 525 habitantes e uma densidade populacional de 790,21 h/km². Em setembro de 2015, cidade tinha cerca de 58.608 habitantes e densidade de 677 pessoas por km². A área total da cidade é de 55,08 km².

No grupo, uma pessoa contou que está morando em Kosai há um ano e elencou pontos positivos: escola japonesa com fácil adaptação para estrangeiros, cidade bem receptiva sem discriminação, assistência em português nos hospitais e prefeitura muito boa.
Para quem tem habilitação japonesa, a fábrica disponibiliza um carro zero para cada funcionário em sistema de aluguel mensal no valor de 20 mil yen por mês, além de trocar o carro todo ano, ou seja, com metade do prêmio de assiduidade você tem sempre um carro zero a sua disposição.
Pra quem tem determinação e foco, tenho certeza de que essa vaga é uma das melhores do Japão.
Pra quem não tem determinação é melhor procurar outro tipo de atividade, caso ache uma.
Nunca podemos esquecer de que vivemos entre pessoas e a parte mais difícil é aceitar as diferenças de personalidade, as manias das pessoas, a arrogância de outras no ambiente de trabalho. Precisa ter foco e paciência.


Quer trabalhar na Suzuki de Kosai? Deixe seus dados neste formulário http://bit.ly/shigoto18 ou fale com a gente sem compromisso no WhatsApp + 55 (11) 96624-3590