Tokyo

Tokyo - JP

Tokyo é a capital e uma das 47 províncias do Japão. Situa-se em Honshu, a maior ilha do arquipélago. Tokyo é considerada uma das cidades mais importantes, movimentadas e densamente habitadas do mundo e é o principal centro político, financeiro, comercial, educacional e cultural do Japão.
Tokyo é a mistura do antigo e o moderno, uma cidade em que as tradições e a tecnologia caminham juntas. É uma junção de estilos que pode ser sentida através de seus suntuosos prédios que compõem o seu distrito financeiro e seus templos xintoístas e palácios da época imperial.

Os vários templos budistas de Tokyo atraem milhões de turistas e religiosos todo ano. O Templo de Asakusa é um dos mais antigos e mais belos templos de Tokyo. A entrada suntuosa é formada por um portal que sustenta uma enorme lanterna japonesa, conhecido como portal Kaminarimon, e deste portal até o templo se estende uma rua coberta e com ar-condicionado, a Nakamise-dori, onde inúmeras lojinhas de comida e souvenires fazem a festa dos turistas. No interior do templo está a gigantesca estátua da deusa Kannon.
Os belos jardins e parques de Tokyo também atraem muitas pessoas. Um dos parques mais populares de Tokyo é o Parque Ueno, famoso pelas suas belas e raras espécies de flores.

Situado nas imediações do parque de Ueno, o Museu Nacional de Tokyo constitui o mais importante conjunto de museus da cidade e fica ao lado do Museu Nacional de Ciência e do Museu Nacional de Arte Ocidental. Abriga as mais importantes obras de arte e arqueologia do Japão, expostas de forma suntuosa. Originalmente formado por três construções imponentes, O Hyokeikan, o Honkan e o Toyokan, o museu passou a contar com mais duas edificações a partir de 1999: o Heiseikan e o Horyuji Homotsukan, que exibem inúmeras esculturas da deusa Kannon, além do acervo digital do museu.
O Mercado de Peixes Tsukiji oferece um espetáculo único para os apreciadores dos sushis (bolinhos de arroz com algas e peixe cru) e sashimis (peixe cru). Desse mercado partem todos os peixes que abastecerão os restaurantes de Tokyo. O tamanho dos peixes surpreende, assim como a rápida movimentação dos compradores e dos carros de transporte enquanto ocorre o leilão.
A Torre de Tokyo é uma torre de 333 metros de altura, localizado ao sul do Palácio Imperial. O Palácio Imperial do Japão é a residência oficial do imperador do Japão, e está aberta ao público apenas duas vezes ao ano, todo 2 de janeiro e no dia do aniversário do imperador.

O bairro de Ginza é sem dúvida um dos bairros mais elegantes de Tokyo. Com suas lojas sofisticadas e os shoppings mais tradicionais, atrai consumidores de todo o mundo, que transitam por suas amplas avenidas observando as vitrines das lojas dos grandes estilistas. Harajuku também é um bairro que concentra muitas lojas e onde os jovens de Tokyo passam as tardes. A Omotesando-dori, chamada de Champs Elisees japonesa, é a principal avenida e endereço de todas as lojas de estilistas consagrados e ainda de lojas mais populares.
O bairro de Akihabara é o paraíso do consumo dos eletrônicos, repleto dos últimos lançamentos do mercado.
Viajar pelos arredores de Tokyo utilizando o trem bala Shinkansen surpreende não só pela velocidade de 700 km/h que ele atinge, mas também pelas belas paisagens, como o Monte Fuji, mais um exemplo dos contrastes que esta fascinante cidade apresenta.


Por Verônica Moschetta