Irashaimasse... いらっしゃいませ
Estou fazendo uma tentativa de postar aqui umas coisas interessantes que tenho reunido na comunidade que criei no orkut, [link=http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=3033445]Movimento Dekassegui no Japão[/link]. Chamei-a assim porque há muitos dekasseguis (pessoas que saem de sua terra natal para trabalhar temporariamente em outro lugar) e eu me ligo especialmente à esta comunidade que se formou no Japão com as famílias de filhos e netos de japoneses que migraram para o Brasil. Faço a conversão para cá porque lá tem os espaços reduzidos e não posso por fotos... além do mais, sinto-me menos à vontade lá do que aqui para falar do que me interessa, do que divago, das co-relações que faço ente as experiências.
Segue aqui o texto de abertura da comunidade, para dar uma idéia.

Irashaimasse... いらっしゃいませYoroshiku onegaishimasu. よろしく おねがいします
Tenho visto muitas comunidades e sites de dekasseguis, o que me parece uma necessidade de ser ouvido, de tirar suas dúvidas, de trocar experiências e estou propondo nesta comunidade um espaço assim.Nas duas últimas décadas, o Movimento Dekassegui revolucionou a economia das regiões de concentração de descendentes de japoneses (nikkeis), afetando para sempre a estrutura familiar, social e econômica destes lugares. Especialmente mudou a vida da maior parte das famílias de japoneses no Brasil.

Domo arigato gozaimasu. どうも ありがとう ございます
P.S. A imagem, na falta de outra, é do hanko (carimbo, que vale como assinatura) da minha família. Uma das primeiras providências legais eu nos fazem ver que mudamos de país e viramos dekasseguis. E uma das últimas lembranças que jogamos fora.