Educação superior no Japão sofre com falta de jovens



O Conselho Central de Educação, ligado ao Ministério de Educação do Japão, reuniu-se na segunda-feira (26) para discutir a situação do ensino superior do país, que tem tudo para sentir os efeitos da diminuição no número de jovens.

Com a queda de sua população, o Japão tem cada vez menos jovens e, consequentemente, o número de novos alunos nas universidades de todo o país também está caindo.

A fim de manter a qualidade do ensino e o sistema de educação superior intacto, o governo japonês estuda medidas para facilitar o ingresso de assalariados e estudantes estrangeiros.

No caso dos assalariados, as universidades esperam trabalhar mais próximas das empresas e querem preparar um ambiente na qual seja possível aos assalariados voltarem a estudar.

Já no caso dos intercambistas estrangeiros, o processo de recepção de novos alunos já está em andamento, com muitas bolsas de estudos sendo oferecidas aos estrangeiros em diversos países do mundo, por meio do programa MEXT ou mesmo de outras instituições como a JICA.

No entanto, o governo quer intensificar o apoio, melhorando a qualidade de ensino em língua japonesa e criando um ambiente para que os estudantes possam pensar em uma carreira sólida no Japão.

O país se interessa pela mão-de-obra estrangeira altamente qualificada, mas muitos jovens de outros países preferem destinos mais atraentes na Europa ou na América do Norte, além da concorrência crescente da China que tem investido grande quantidade de dinheiro para absorver cérebros.

Outra medida do governo é melhorar os projetos de cooperação entre as universidades de qualquer natureza, sejam públicas ou privadas. A ideia é que as instituições possam trabalhar, administrar e investir recursos juntas, tornando o sistema como um todo mais saudável e fácil de se manter.

Apesar de nenhum dessas medidas terem sido confirmadas e ainda serem necessárias muitas discussões para qualquer decisão, o Ministério da Educação do Japão demonstra intenção de revisar o sistema e propôr alterações nas leis para adotar as novas ideias.

Fonte: NHK WEB NEWS

Estamos com duas novidades na área: (1) Recolocação dentro do Japão: www.facebook.com/groups/zanguio (2) Orientações sobre o Visto de yonsei: www.facebook.com/groups/vistoyonsei Deixe seus dados neste formulário http://bit.ly/shigoto18 ou fale com a gente sem compromisso no WhatsApp + 55 (11) 96624-3590