Irashaimasse... Este espaço é "irmão" da comunidade do orkut Movimento Dekassegui no Japão. Chamei-a assim porque há muitos dekasseguis (pessoas que saem de sua terra natal para trabalhar temporariamente em outro lugar) e eu faço parte desta comunidade de filhos e netos de japoneses que migraram para o Brasil. Domo arigato gozaimasu.

sábado, 13 de outubro de 2007

Semana do Brasil em Gifu conta história da imigração

do ipcdigital.com

Exposição tem como objetivo aproximar os japoneses e brasileiros e contar a história da imigração

De 6 a 13 de outubro acontece na cidade de Gifu (Gifu) o Brasil Week (Semana do Brasil). Segundo Mika Shishido, coordenadora de Relações Internacionais do Centro Internacional de Gifu, o objetivo do evento é mostrar aos japoneses a história da imigração japonesa no Brasil, além de buscar a resposta para tantos brasileiros estarem hoje no Japão.

Mika pretende alcançar o objetivo através da exibição de fotos, novela, e documentários, um deles, "O Brasil em Gifu", produzido pelo próprio Centro Internacional de Gifu (CIG).

De acordo com Regina Takakura, uma das responsáveis pela produção do documentário, um dos principais objetivos do vídeo é diminuir a distância entre os japoneses e a comunidade brasileira. Segundo ela, muitos japoneses não entram em estabelecimentos brasileiros, muitas vezes, por medo, e o vídeo pode servir para cativar os japoneses, além de explicar porque muitos brasileiros possuem traços nipônicos e não falam japonês.

Regina diz que os japoneses que assitiram ao documentário ficaram surpresos, principalmente pelo fato de haver tantos brasileiros em Gifu. Atualmente, cerca de 20 mil brasileiros estão registrados nessa província.

Fotos de navios que contam a história da imigração podem ser vistas no local. O visitante pode também votar em uma das vinte fotos expostas no concurso "Descobrindo o Brasil em Gifu". A votação também pode ser feita através do site do CIG.


BRASIL WEEK

Local: Heartful Square G, prédio anexo à estação Gifu da linha JR
Horário: 9 às 21h
Exibição dos vídeos: 13h30 às 15h30


O evento é uma prévia do Festival Brasil que acontece na mesma cidade nos dias 3 e 4 de novembro. No festival, além das fotos e documentários, os visitantes poderão conferir de perto a presença de jogadores de futebol do FC Gifu, apresentações de capoeira, shows de samba, forró e MPB, entre outras atrações. Atrações gastronômicas também estarão presentes no festival que acontece no próximo mês. A Associação Amigos do Brasil oferecerá degustação de doces e sucos brasileiros, e a Associação Nipo-Brasileira de Gifu servirá café.