Irashaimasse... Este espaço é "irmão" da comunidade do orkut Movimento Dekassegui no Japão. Chamei-a assim porque há muitos dekasseguis (pessoas que saem de sua terra natal para trabalhar temporariamente em outro lugar) e eu faço parte desta comunidade de filhos e netos de japoneses que migraram para o Brasil. Domo arigato gozaimasu.

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Dicas de bagagem

Do Fatos & fotos de viagens

A Bagagem de Mão no avião

O transporte de bagagem gratuita obedece regras interanacionais estabelecidas pela IATA (International Air Transportation Association).

A bagagem de mão - também chamada de “bagagem de cabine” - é toda aquela carregada por você para o interior da aeronave, seja mochila, mala ou saco. É considerada como bagagem não registrada , sob a inteira responsabilidade do passageiro.

A soma das dimensões ( altura, largura e comprimento ), não pode ultrapassar 115 centímetros e seu peso não pode exceder 5 quilos. Portanto, vc pode levar uma dessas malas de rodinhas, com dimensões apropriadas e regulamentadas para caber no interior dos bagageiros acima dos assentos e mais uma bolsa de mão, mala ou equipamento que possa ser acomodado embaixo do assento do passageiro.

Outra sugestão é que você não despache itens como remédios, jóias, dinheiro, documentos, chaves, celulares, eletrônicos e objetos frágeis e de valor. Leve-os consigo na bagagem de mão, obedecendo sempre peso e tamanho permitidos.

As Cias. aéreas têm sido especialmente rígidas na fiscalização das dimensões e peso, muitas vezes exigindo que vc pese também a mala de mão ao despachar sua bagagem e realizar o check-in e, ainda, colocá-las num gabarito para verificar se suas dimensões encontram-se dentro do padrão.

Recomendo consultar os sites das Cias. aéreas no capítulo “Bagagem”. Lá você ficará a par de tudo o que é permitido, as regras e as dicas para evitar transtornos e despesas adicionais.

Da bagagem em geral:

Antigamente um passageiro em vôo internacional podia despachar apenas uma mala, gratuitamente. Hoje esse limite é de duas malas, com peso máximo de 32 kg cada uma e dimensões máximas de 158 cm (62 polegadas) cada.

O Sistema Por Peça (Piece Concept) independe da casse da passagem (Econômica, Executiva, Primeira) e é aplicada igualmente para adultos e crianças para e de destinos como Estados Unidos/ Canada, entre América do Sul e Europa/ Oriente Médio/ África do Sul; entre o continente americano (área 1) e o continente asiático via pacífico.

Todavia, é muito importante lembrar que mesmo vc fazendo um vôo internacional, se voar internamente (domesticamente) por países para onde for, estará sujeito às regras de vôos domésticos para efeito de franquia de bagagem. Isso quer dizer que vc pode carregar duas malas, das mesmas dimensões, porém com 23 kg cada uma, apenas. E mesmo em vôos internacionais entre países, dependendo da classe de sua passagem, poderá ter apenas 20 kg de bagagem, sem pagar excesso, que pode custar até 20 euros por quilo! Portanto, pergunte ao agente de viagens ou à cia. aérea sua franquia de bagagem.

Programe-se para não exceder esse peso/volume em vôos domésticos, caso contrário pagará por excesso nos vôos internos.

Outra dica importante é não exceder o peso máximo por mala, isto é, não aianta carregar uma com 42 kg e outra com 22 porque o peso total permitido (64 kg) não é a soma dos dois volumes, mas sim o máximo permitido por volume. Distribua bem sua bagagem entre as malas e lembre-se de retirar “peso-morto”, como embalagens, shampoo e sabonete, etc. Livre-se de tudo o que não for necessário na hora de arrumar sua mala. Posos garantir que é um exercício gostoso vc radicalizar, como se estivesse tentando bater um record eliminando coisas absolutamente desnecessárias.

Despachar bagagem pode sair mais barato, mas aos custos devem-se somar os gastos com despachante aduaneiro, armazenagem e liberação na alfândega. E sua bagagem será despachada em avião de carga.

No entanto você pode despachar quantas malas quiser, pagando por isso, evidentemente, ao custo de US$ 75 a US$ 100 por cada mala de até 32 kg cada uma, igualmente dentro das dimensões permitidas (158 centímetros cúbicos).

Nenhum pacote ou caixa poderá ser despachado como bagagem, salvo se estiver dentro de uma mala. Assim, se vc adquirir qualquer aparelho eletro-doméstico ou eletrônico, compre uma mala de baixa qualidade (do tipo daquelas de muambeiros do Paraguai) e ponha nela os produtos devidamente protegidos. Estando dentro das dimensões e peso estabelecidos, nenhum problema.

Recomendo consultar os sites das Cias. aéreas no capítulo “Bagagem”. Lá você ficará a par de tudo o que é permitido, as regras e as dicas para evitar transtornos e despesas adicionais.

  • Use malas com rodinhas (quanto menos aparentes as rodinhas, mais embutidas, mais duráveis serão as malas).
  • Evite malas com rodízios fraquinhos e pés plásticos muito proeminentes. Eles quebram-se facilmente.
  • Seja light: use embalagens pequenas para artigos de toalete.
  • Use cadeados com segredos (os de chave serão inutilizados caso sua bagagem necessite ser aberta pela segurança de aeroportos e vc. chegará com suas malas abertas)
  • Verifique se os hotéis dispõem de secadores de cabelos e ferro elétrico.
  • Nunca despache valores, jóias, remédios e câmeras. Carregue-os na mala de mão.
  • Em princípio, se não puder carregar todas as suas malas você mesmo, pense na possibilidade de não encontrar carregadores em hotéis, estaçãos de trêm e ônibus. Estando sozinho, pense na possibilidade de carregar apenas aquilo que você mesmo consiga transportar.
  • Mais do que nunca as Cias. aéreas estão exigindo que as bagagens tenham peso e medidas determinados, especialmente aquela que embarcará com você na cabine. A soma das dimensões (altura, largura e comprimento) dessa bagagem não pode ultrapassar 115 centímetros e seu peso não pode exceder 5 quilos.
  • Consulte os sites das Cias. aéreas e verifique os tipos e dimensões das bagagens que podem ser despachadas sem custo.
  • A gratuidade de bagagem despachada é de 2 malas de 158 cm e 32 kg por passageiro, em vôos internacionais e de 23 kg para cada uma das 2 malas, em vôos domésticos (inclusive no exterior)
  • Use identificadores de bagagem (dois para cada mala, no mínimo) e fitas coloridas (preferencialmente de duas cores em cada mala) para distinguir sua bagagem facilmente.
  • Recomendo o uso de cintas protetoras que “abraçam” as malas, como segurança contra abertura acidental dos fechos.
  • Ponha em apenas uma mala todas as compras feitas no exterior, o que facilitará a sua vistoria ao passar por alfândegas. Guarde todos os recibos de compras dos produtos para comprovação eventual ao regressar ao país e ter sua bagagem verificada pela polícia aduaneira.

Gabarito para medir mala para interior de avião.

  • Você pode despachar quantas malas desejar, de até 32 Kg cada, em viagens internacionais, ao custo de US$ 80,00 por mala. Toda mercadoria despachada em caixas e embalagens pagará preços diferenciados (e bem mais caros), calculados segundo critérios de “carga”, não de bagagem.
  • Uma mochila dessas de trekking é muito útil para usar durante os passeios que fizer, em viagem. Nela você pode botar pequenas compras que fizer durante o dia, equipamento fotográfio, guias, mapas, etc. Evite carregar muito e pense light quando for colocar o conteúdo de sua mochila, porque ao longo do dia excesso de peso pode detonar sua coluna. Recomendo o uso de um pequeno cadeado (com segredo, não com chave) no fecho da bolsa principal.
  • Leve uns sacos plásticos auto-selantes, tipo Zip-loc. Tenho certeza de que você os achará muito úteis.
  • Travesseiro? Eu não tenho vergonha de carregar um, daqueles leves e mais finos, de espuma! NADA melhor do que uma noite bem dormida.
  • Canivete suíço e/ou mini-kit de ferramentas de viagem (multi-tool). Evite qualquer tipo de ferramenta ou canivete que possa assemelhar-se a uma arma. Isso é óbvio em viagens aéras porque vc. Sequer embarca até com tesourinha de unhas, mas em viagens internacionais de trem, na Europa, por exemplo, isso pode ser um problema em checagem de bagagem de mão ao se cruzar fronteiras, por exemplo.
  • Abridor de latas/garrafa múltiplo, o mais leve possível.
  • Calço de borracha para porta (pode parecer besteira, mas dependendo do lugar onde você estiver hospedado ele será uma ótima trava de segurança.
  • Brindes: leve canetinhas, CDs, chaveiros e tudo mais que você puder imaginar, se tiver que presenteara alguém. Funciona muito bem com porteiros de hotéis, recepcionistas, camareiras, motoristas, guias e, especialmente, com crianças.
  • Chaves de casa (para não ficar na rua na volta pra casa!).

Como arrumar malas

Ponha os objetos mais pesados no fundo da mala, onde ficam as rodinhas. Sapatos, eletrônicos, necessaire, etc;

Levando mais de uma mala, ponha apenas roupas numa e calçados, eletrônicos, mini-farmácia, cosméticos, necessaire, adaptadores de tomadas, pilhas, equipamento fotográfio (exceto a câmera), etc, separadamente das roupas;

No fundo da mala bote calças de maneira a que ocupem toda a superfície do fundo, arrumando de maneira a que a cintura de uma coincida com as pernas de outra. Eu não recomendo dobrar no meio a ropua, e sim extendê-la ocupando o máximo do fundo da mala, dobrando apenas o que sobrar;

Acima dessas, camisetas e bermudas, shorts e roupas que pesem mais e amassem menos;

Distribua as roupas tentando ocupar toda asuperfície da mala;

Depois de botar as ropuas acima (as mais pesadas e que amarrotem menos) passe o elástico sobre elas para fazer uma nova camada de roupas;

Camisas e camisetas, blusas, saias eu recomendo que sejam postas ma a uma em sacos plásticos transparentes. Na hora de vc. pegar a roupa será muito mais fácil encontrá-la.

À medida que for tendo que re-arrumar a(s) mala(s), ponha as roupas sujas no fundo da mala. Tire todo o conteúdo dela e distribuas as roupas abertas, sem dobrar, ocupando o máximo possível da área útil da mala e depois feche por cima da última peça de roupa suja o elástico divisório, arrumando acima dele o restante da roupa limpa, da mesma maneira que arrumou da primeira vez;

casacos, paletós e capas devem ser abotoados e postos abertos, evitando ao máximo as dobras;

Lembre-se de colocar sempre na parte superior, sobvre as demais roupas, as mais leves, para que não amassem. Sempre que arrumamos as malas o fazemos com elas na posição horizontal, mas nunca as carregamos assim. Portanto, todas as coisas pesadas deverão ficar no fundo e na parte onde ficam as rodinhas.


A DIFÍCIL ARTE DE FAZER AS MALAS

Por Betina Monteiro

Matéria da Revista Viagem e Turismo de Novembro de 1995

Extraído da Coleção Viagem e Turismo em CD (Edição 2004)

Idéias, dicas e conselhos para melhorar a delicada relação entre o turista e suas incômodas companheiras de viagem

Não é à toa que mala, substantivo simples, feminino e singular, virou adjetivo. E de conotação pejorativa. Com alças ou rodinhas, ela é, disparado, o principal estorvo na vida dos viajantes. E a explicação para isso é simples: a mala tolhe a liberdade. Exemplos disso vêm da própria história desse objeto-de-carregar-coisas. Antigamente, usavam-se baús, enormes e pesadíssimos, que levavam de tudo: de roupas a talheres porque, afinal, as viagens eram quase mudanças (São Paulo ao Rio em uma semana, lembra-se?). No museu Vuitton, nos arredores de Paris, podem-se ver algumas destas curiosidades: malas-armário, malas-leito, malas-bar, malas-tudo. Hoje, as malas são infinitamente menores, mas ainda não diminuiu o tamanho do incômodo que elas trazem. E ele é diretamente proporcional ao tamanho da mala. Geralmente, exagerado.

É que, na dúvida entre um sapato e outro, normalmente levam-se os dois - e, depois, que alguém sente na mala para puxar o zíper! “O segredo está em usar o preto como cor básica”, ensina o estilista Walter Rodrigues, que também recomenda, para os homens, camisas e camisetas brancas, um blazer, uma roupa mais arrumada (para um compromisso súbito), um calçado confortável e outro mais elegante. Preto, é claro.

A mala feminina também pode ser bem resolvida com peças básicas de cores neutras: branco, preto, cinza ou marrom, no inverno; e branco e azul-marinho no verão. Não esquecer um tailleur e um básico tubinho preto. A jornalista Olga Krell, especialista em etiqueta e viajante assídua, leva sempre duas malas: uma na mão, com os sapatos, maquiagem, artigos de higiene e até um guarda-chuva. Já a professora Marta Dietrich mudou definitivamente o jeito de preparar a mala depois de, um dia, chegar no Marrocos sem ela. Era domingo, estava tudo fechado e não havia roupas ocidentais à venda. O jeito foi avançar na bagagem do marido e tentar adaptar. Do sufoco, Marta tirou a lição: misturar as roupas do casal em todas as malas.

A experiência pessoal ajuda, mas pequenos truques podem virar regras infalíveis de rapidez e boa organização na hora de fazer as malas. Nécessaires, por exemplo, são ideais para acomodar e localizar rapidamente produtos de higiene e beleza, remédios, bijuterias e outras miudezas. Levar sacos plásticos vazios para colocar a roupa suja é fundamental. E, para amassar menos, ternos e blazers devem ser dobrados do avesso.

Tão importante quanto arrumar bem uma mala é protegê-la. Alguns cuidados são obrigatórios: pendurar fitas coloridas ou marcá-las com adesivos; identificar (por fora e por dentro) com nome, endereço e telefone; e fechar todas com cadeado. Em nome da segurança, o must do momento é a plastificação. Em seis aeroportos do país, já se pode embalar a mala com o sistema Protec Bag, que além de evitar que ela se suje ainda é uma barreira extra às violações. Cada volume lacrado custa cerca de 12 reais.

Qualquer providência é útil, porque uma mala extraviada é problema na certa e o valor reposto nunca cobre todo o prejuízo. O seguro padrão das companhias aéreas prevê uma indenização de apenas 20 dólares por quilo. E, como regra geral, uma mala pode levar até 20 quilos, sua estimada bagagem valerá, no máximo, 400 dólares - com certeza um valor insuficiente para se comprar de novo tudo o que havia nela. Pode-se, no entanto, fazer um seguro extra no ato do check-in. Basta preencher uma declaração do conteúdo da mala e combinar o valor do seguro e do prêmio. Mas atenção: jóias, relógios, cheques de viagem e outros objetos de valor não têm cobertura. Por isso mesmo, a técnica em defesa do consumidor do Procon, Cláudia Mungioli, recomenda: nunca despache o que não se poderá substituir, como jóias de família e outros objetos queridos.

Se, com todos os cuidados, a esteira girar e sua mala não aparecer, reclame no balcão da companhia aérea e tente um acordo com a empresa, baseando-se, se for preciso, até em notas fiscais de compras. Em último caso, entre com um processo via Procon. Só entre janeiro e abril, o órgão recebeu 699 consultas diretamente ligadas a serviços prestados na área de turismo: 80 viraram processos.

Na prática, todo mundo conhece pelo menos alguém que já perdeu uma mala. Gente como o casal Ilka e Ricardo Cohen, que dançou em 1 800 dólares numa bagagem extraviada no trecho Los Angeles-Nova York-São Paulo. Depois de muita briga, eles conseguiram uma indenização de 638 dólares da American Airlines - pouco, é bem verdade, mas pelo menos mais do que teriam direito pelas regras vigentes. Mas, se voltar para casa sem a mala já é uma catástrofe, pior é chegar a um lugar estranho sem ela.

Vestindo roupas leves e com apenas um casaquinho na mão, a jornalista Rosângela Zorzo notificou a Alitalia, ainda na aeroporto de Roma, de que sua mala não chegara e, surpresa, descobriu que legalmente a companhia teria trinta dias para tentar localizar a bagagem antes de ressarci-la - e o pior é que era verdade. Conclusão: traumatizada, Rosângela nunca mais despachou uma mala, apesar dos problemas na hora de embarcar no avião. Nessas horas, não há quem não compartilhe do sonho do publicitário Washington Olivetto: “Poder viajar sem malas”.

É claro que se você seguir à risca os conselhos desta reportagem certamente evitará alguns aborrecimentos, tanto ao preparar quanto ao despachar uma mala. Mas, apesar disso, não se iluda: uma mala (no substantivo) é e será sempre uma mala (no adjetivo).

DICA-1

Bom senso:

a arma da boa arrumação Regra número um para uma mala bem-feita: a quantidade de roupas e o tamanho da mala devem combinar. Roupas de mais ficam amarrotadas, de menos, acabam se embolando.

DICA-2

Enrolar antes, para não desamassar depois camisetas de algodão e blusas de linha, dobradas e enroladas, não amassam. A dica vale também para meias, cintos e gravatas.

DICA-3

Sapatos ganham acomodação especial acondicionados em saquinhos de tecido, os sapatos devem ser colocados nos cantos.

DICA-4

Praticidade e elegância viajam juntas mulheres que não abrem mão da elegância e não querem ter trabalho devem abusar das peças de microfibra, que não amassam. E nunca levar roupas de linho.

DICA-5

Para vestir, é só desdobrar camisas: abotoadas, dobradas como novas e sobrepostas com as golas alternadas. As calças, com bolsos vazios, ficam no fundo.