Brasileiros com mais participação política

Mais poder aos brasileiros no Japão

Da Redação Tudo Bem

Uma outra bandeira está sendo defendida pelo mesmo grupo que encabeçou o movimento das crianças apátridas. A idéia, batizada de “Estado emigrante”, lançada pelo jornalista Rui Martins que reside na Suíça, é que brasileiros residentes no exterior possam ter maior participação política, tendo direito à escolha de deputados e senadores.

O jornalista estima que haja um contingente formado por cerca de 4 milhões de brasileiros no exterior, que enviam grandes remessas de dinheiro para o Brasil.

Por isso, eles teriam direito a apresentar suas exigências e propostas para questões de importância comum, como acordos bilaterais entre o governo brasileiro e do país onde se encontram e que envolvam as áreas de saúde, educação e previdência social, por exemplo.

O ex-ministro da Educação e atual senador Cristovam Buarque já sugeriu a PEC 05/05, que garante representação política aos brasileiros no exterior, segundo critérios de proporcionalidade. Dessa forma, a comunidade brasileira no Japão, uma das mais numerosas, seria beneficiada.

A proposta está parada, mas o jornalista acredita que o assunto pode ser retomado, a exemplo do que ocorreu com o movimento das crianças apátridas.