Sorvete de matchá

Culinária japonesa vive “boom” de doces e sorvetes de chá verde

16.02.2007 14h00 - por Redação Made in Japan

Made in Japan

O chá verde é, imediatamente, associado a uma bebida quente, amarga, para ser tomada sem açúcar, certo? Não é bem assim. A mais nova onda gastronômica do Japão, que já influencia o Brasil e outros países, é a utilização do matchá – uma variação nobre do chá verde em pó – em todos os tipos de doce tanto japoneses como ocidentais. No verão, além de saborear o chá verde gelado, outra opção refrescante é o sorvete verdinho de matchá.

É impressionante a quantidade de guloseimas contendo matchá nas lojas e restaurantes japoneses, começando pelos mais tradicionais como dango, daifuku, sembei, youkan. E não pára por aí, pois o chá verde já virou ingrediente de doces originários da culinária ocidental como bolo, chocolate, pudim, cookie e assim infinitamente.

As alternativas geladas também fazem sucesso, como o sorvete simples ou misturado com bolo ou manjû. O sabor levemente amargo e o aroma agradável combinados com doce proporcionam um sabor suave que cativa o paladar dos consumidores.

A demanda por chocolate de chá verde matchá na véspera do Valentine Day (Dia dos Namorados no Japão) é tão grande que some das prateleiras das lojas que o disponibilizam no arquipélago.

As encomendas de bolo de natal de chá verde também vêm aumentando a cada ano. Até a famosa marca de sorvete Haagen-Daz lançou o sabor Green Tea no Japão. Em recente visita ao país, Victória Beckham, ex-Spice Girls e esposa de David Beckham, relatou que seu filho mais velho, Brooklyn, adorou o sorvete de chá verde. Mas quem quer provar a guloseima gelada não precisa ir até o arquipélago. Aqui no Brasil alguns restaurantes japoneses possuem a sobremesa em seus cardápios.

Outra opção é preparar o sorvete em casa mesmo, com um produto semipronto, como por exemplo, o Nissin Green Tea Ice, que é encontrado em lojas especializadas. O preparo é muito simples e leva apenas ovos e leite, além do pozinho que já contém matchá e outros ingredientes para o sorvete.