Kofu homenageia cultura brasileira com evento de seis dias

Primeira "Brasil Week in Yamanashi" conta com uma movimentada agenda de shows, palestras e mostras

Na semana que marca o aniversário da Independência, a cultura "verde e amarela" ganha destaque no Japão com a Brazil week in Yamanashi, que também abre as comemorações prévias pelo centenário da imigração japonesa em terras brasileiras. A perspectiva dos organizadores é que a primeira edição do evento - que começa na próxima terça-feira ( 4) e vai até o domingo (9) - leve cerca de mil pessoas até o Yamanashi International Center, em Kofu.

Para atrair esse público, a Yamanashi International Association, responsável pelo projeto, preparou uma movimentada agenda cultural para agitar a província em seis dias, com a exibição de documentários, mostras fotográficas, palestras e shows, com acesso gratuito. "A proposta é fazer principalmente com que os japoneses aprendam mais sobre a nossa cultura, que eles vejam que o Brasil não é só samba", ressalta Érica Tanaka, coordenadora para Relações Internacionais da entidade.

Entre as atrações já programadas estão a exibição com legendas em português do primeiro episório da série "Haru to Natsu - Todokanakatta Tegami", da emissora NHK, a mostra "Identidades", da fotógrafa venezuelana Irene Carolina Herrera, e recitais de piano e violão, com Jon Smith e Nanamari. Oficinas gratuitas de maculelê e capoeira também farão parte do evento, além dos shows de música sertaneja e pagode dos Grupos Moriaki e Dilema, marcados para o domingo (09).

O destaque das palestras ficará por conta de participações como a do premiado escritor e ensaísta japonês Kosaburo Arashiyama, que no sábado (08) apresentará aos expectadores o tema "O meu encontro com os japoneses genuínos do Brasil". O cônsul-adjunto do Brasil em Tóquio, João Pedro Costa, também participará do encontro com a palestra intitulada "A comunidade brasileira no Japão: de dekassegui a emigrante", no dia 7 de setembro. A programação completa do evento pode ser conferida no site www.yia.or.jp .

:: Serviço::

Brazil Week in Yamanashi
4 a 9 de setembro
Yamanashi International Center (Kofu)

Informações: www.yia.or.jp ou 055-228-5419

fonte: ICP Digital