3° Mercado Matsuri, festival de arte, cultura e culinária japonesa no Mercado Municipal de Curitiba

(Para assistir ao vídeo sobre o assunto na RPC, clique aqui)

Começou na terça-feira (28/08), às 11h, o 3° Mercado Matsuri, festival de arte, cultura e culinária japonesa no Mercado Municipal de Curitiba. O festival, que acontece até domingo (2), é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Abastecimento, e pela Associação dos Comerciantes do Mercado Municipal. "A festa é uma forma de homenagearmos este povo trabalhador que ajuda a construir a história do Mercado e também de Curitiba", diz o prefeito Beto Richa.

Em função do sucesso anterior, este ano o Mercado Matsuri ficou maior. O festival passou de quatro para seis dias e também ganhou espaço maior. Na rua da Paz, ao lado do Mercado Municipal, a Prefeitura instalou tendas para abrigar as apresentações e oficinas culturais, artísticas e esportivas.

O Mercado Matsuri funcionará de terça a sábado, das 8h às 18h, e no domingo, das 8h às 15h. Na programação, apresentações de soroban/abako (calculadora manual); taikô (tambores japoneses); danças infantis e lutas típicas. Estão programados também exposições de manga (desenhos de quadrinhos japoneses); origami (dobradura em papel); ikebana (arranjos florais); bonsai (árvores em miniatura); e outras manifestações da cultura japonesa, além de oficinas.

Na área de alimentação, serão servidas comidas típicas japonesas. "Nos últimos dois anos, a Mercado Municipal vem se firmando como um espaço de manifestação cultural e não apenas como um local de comércio", diz o secretário municipal do Abastecimento, Norberto Ortigara.

Como nas edições anteriores, o Mercado Matsuri deste ano terá a visita de alunos de 1ª a 4ª séries de escolas municipais e particulares. Nos festivais orientais de 2005 e 2006, houve um aumento médio de 30% nas vendas do Mercado Municipal. A circulação de pessoas no local, durante o Mercado Matsuri, cresceu em média 40%.

Serviço:

  • Mercado Matsuri - 3º Festival Oriental do Mercado Municipal
  • Local: Mercado Municipal - Avenida Sete de Setembro, 1865
  • Data: de 28 de agosto a 2 de setembro
  • Horário: de terça a sábado, das 8h às 18h; no domingo, das 8h às 15h
  • Informações: (41) 3363-3764
P.S. Agradecimento especial à Simone que viu a matéria e me avisou!