Colônia Japonesa comemora 99 anos de imigração


Neste domingo o bairro da Liberdade festejou os 99 anos de imigração japonesa no Brasil com o Bunka Matsuri, sobre o qual fala a nota abaixo.
Minha colega de trabalho Mari China há dois anos compõe o grupo de Taiko Ryukyiu Kokui Matsuri Daiko que mistura os tradicionais tambores orientais com muita dança e se apresenta em muitos eventos nipo-brasileiros. Mari e sua irmã Mayumi são descendentes de japoneses da ilha de Okimnawa, local de onde vieram alguns dos mais famosos ícones da cultura japonesa a se popularizar no ocidente.
Parabenizamos aqui seu exemplo em manter viva a tradição de seus antepassados e, como os outros participantes dos belos matsuris, nos presentear com momentos tão especiais.


3º Festival Bunka Matsuri - A Festa da Cultura Japonesa

Festa celebra a chegada da comunidade nipônica no Brasil


Em comemoração aos 99 anos da imigração japonesa, a comunidade nipo-brasileira organiza o 3º Festival Bunka Matsuri - A Festa da Cultura Japonesa . O evento celebra a diversidade cultural do Japão, com suas músicas e danças típicas.

Entre as atrações estão programadas demonstrações da Cerimônia do Chá (chadô), sumiê (pintura com tinta sumi) e workshops grátis de shodô (caligrafia japonesa com tinta sumi). Algumas técnicas de jogos de raciocínio e demonstrações de artes marciais também fazem parte da festa. Para os jovens, uma atração são as mostras e oficinas de manga e anime.

Os visitantes podem encontrar pratos típicos da culinária japonesa, como yakisoba, yakitobi (espertinho de frango) e tempurá. Os interessados podem fazer um passeio monitorado pelo Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil e uma exposição de projetos e atividades programadas para a celebração do Centenário da Imigração, em 2008.

O sentido da expressão Bunka Matsuri equivale à cultura e festa.

Notícia que saiu nesta segunda-feira pela manhã no Bom Dia São Paulo.
Bom Dia São Paulo
A festa animou o bairro da Liberdade, no centro da capital. ...Foi a terceira edição do Bunka Matsuri. Em português, Festa de Cultura.

para ver o vídeo clique aqui.