Irashaimasse... Este espaço é "irmão" da comunidade do orkut Movimento Dekassegui no Japão. Chamei-a assim porque há muitos dekasseguis (pessoas que saem de sua terra natal para trabalhar temporariamente em outro lugar) e eu faço parte desta comunidade de filhos e netos de japoneses que migraram para o Brasil. Domo arigato gozaimasu.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Os Feriados Nacionais e Comemorações no Japão

Os Feriados Nacionais e Comemorações/CANAL HAMAMATSU

Feriados Nacionais


1° de Janeiro Ano Novo (Oshoogatsu) 3ª segunda feira do mês de Julho - Dia do Mar (Umi no hi)
2ª segunda-feira do mêsJaneiro Maioridade
3ª segunda feira do mês de Setembro - Dia dos idosos (Keiro no Hi)
11 de Fevereiro Fundação do Japão (Kenkoku kinenbi) feira do mês de Setembro - Dia dos idosos (Keiro no Hi) Equinócio de Outono (Shubun no Hi)
21 de Março (ou próximo) Equinócio da Primavera (Shumbun no hi) 2ª segunda-feira do mês de Outubro Dia do Esporte (Taiiku no Hi)
3 de Maio Dia da Constituição (Kenpo kinembi)
3 de Novembro Dia da Cultura (Bunka no Hi)
4 de Maio Feriado do Povo (Kokumim no Kyujitsu) 23 de Novembro Dia do Trabalhador (Kinrou Kansha no Hi)
5 de Maio Dia das Crianças (Kodomo no Hi)
23 de Dezembro Aniversário do Imperador (Tennou no Tanjoobi)

Datas Comemorativas


Ano Novo (Oshoogatsu) “Oshoogatsu” quer dizer Ano Novo, e é comemorado nos três primeiros dias ou na primeira semana do mês de Janeiro. A entrada da moradia é enfeitada de “Kadomatsu” (Arranjo feito com pedaço de bambu e pinheiro); “Shimekazari” (corda de palha trançada com enfeites de papel) e “Kagamimoti” (Omoti de Ano Novo em forma de espelho redondo).
No primeiro dia do mês de janeiro existe o hábito de visitar o templo para desejar felicidades e uma boa entrada de ano. Para as crianças, é dado uma mesada que é chamada de “Otoshidama” pela boa conduta e comportamento do ano que passou; não esquecendo também dos cartões de Ano Novo recebidos como cumprimento do Ano Novo.
Maioridade A 2ª segunda-feira do mês de janeiro é comemorada a “Maioridade” (Seijin no Hi) pelos jovens que estão completando 20 anos. A maioria das mulheres participa de “Kimono” na Cerimônia . Nesta data adquire-se o direito ao voto. E a partir de então é permitido fumar e beber bebidas alcoólicas.
Setsubum É o dia anterior ao primeiro dia da primavera (Rishun), de acordo com o calendário solar.Enter Na noite do dia 3 de fevereiro, as pessoas abrem as portas das moradias e gritam: “Oniwa soto” (Fora os demônios - azar, coisas ruins). “Fukuwa Uchi” (Bem vinda a felicidade - sorte, coisas boas)! Joga -se grãos de soja na entrada da casa e come-se a quantidade de grãos de soja conforme a idade da pessoa, desejando, assim, uma ano com muita saúde.
Festival das Bonecas
(3 de março)
É o dia do Festival das Bonecas, também chamado de Festival das Meninas. Neste dia é comemorada e desejada a felicidade futura das meninas. Nas moradias comemora-se expondo o conjunto de bonecas próprias , vestidas com trajes tradicionais, juntamente com flores de pêssego, a bebida chamada “Shirozake” feita de arroz fermentada ,“Hinarare” e “Hishimochi” que fazem parte da tradição neste dia.
Início da Primavera
(Haru no Higan)
Comemora-se no dia 21 de março ou em data próxima. Conforme o calendário, neste dia, o período do dia e o período da noite são iguais. Três dias antes do “Shunbum no Hi” e três dias depois, em um total de 7 dias, é chamado de Equinócio da Primavera (Haru no Higan).

Higan

“Higan” significa, na religião Budista, o “outro lado”. Neste período, os espíritos dos ancestrais retornam para visitar os familiares. É tradicional a presença do sutra na cerimônia das residências e a visita ao túmulo familiar.
Dia das crianças 5 de Maio. No dia das crianças é comemorado e desejado que o menino da família se desenvolva com bastante saúde e cresça forte. Nas moradias comemora-se expondo o conjunto de bonecos próprios, vestidos com trajes tradicionais e para espantar os males colocam flores de Shoubu. No quintal das casas são colocados os mastros com peixes (carpas) de pano chamado “Koi Nobori” e faz parte da tradição comer doce de “Chimaki e Kashiwamochi” neste dia.
Festival das Estrelas
(Tanabata)
O Comemorado no dia 7 de julho, Festival das Estrelas é uma combinação da tradição chinesa com a japonesa. O festival comemora a lenda do encontro de uma vez por ano de duas estrelas apaixonadas, o “Kengyu” e a “Shokujo”, que foram separados pelo lago Amanogawa. No quintal é colocado um galho de bambu e para enfeitá-lo são pendurados papéis coloridos em cinco cores onde são escritos os pedidos e poemas. Na cidade de Sendai e Hiratsuka é comemorado o grandioso Festival de Tanabata.
A admiração da Beleza da Lua Comemora-se a noite de lua cheia decorando o local com gramínia japonesa. Oferece-se o saquê (bebida alcoólica) e Dangô (doce japonês) para a lua e curte-se a noite de outono.
Equinócio de Outono 23 de setembro ou data próxima. Nesse dia ou durante esse período, muitas pessoas visitam o túmulo da família.
Dia do Esporte 2ª segunda-feira do mês de Outubro. Comemora-se as Olimpíadas de Tokyo realizadas em 1964. Tem o objetivo de criar simpatia e motivação ao esporte com muita saúde.
A Festa dos Meninos e da Meninas
(Hiti·Go·Sam)
Comemora-se no dia 15 de novembro os sete, cinco e três anos de idade. É comemorado no ano em que os meninos comemoram três e cinco anos, e meninas três e sete anos de idade. Os pais vestem as crianças com trajes tradicionais ou ocidentais e visitam o templo para rezar, desejando a felicidade dos filhos. Estes três números são considerados os números da sorte no Japão.
O Último dia do Ano No último dia do Ano, faz-se a limpeza geral da moradia, para receber o Dia do Ano Novo. Quando bater as 24 horas em ponto soam as badaladas de sino, em um total de 108 badaladas. Segundo o Budismo, as badaladas servem pra expulsar os “108 desejos maus” que todos nós temos.