Irashaimasse... Este espaço é "irmão" da comunidade do orkut Movimento Dekassegui no Japão. Chamei-a assim porque há muitos dekasseguis (pessoas que saem de sua terra natal para trabalhar temporariamente em outro lugar) e eu faço parte desta comunidade de filhos e netos de japoneses que migraram para o Brasil. Domo arigato gozaimasu.

quarta-feira, 29 de novembro de 2006

Agora sobre o Natal lá...

Agora falando não como profissional e sim como crente, eu senti que faltava um elemento maior no Japão e em grande parte dos dekasseguis, a fé. Percebo aqui nos amigos nikkeis que tenho (muitos ex-dekasseguis) como eles não receberam a fé verdadeira como uma herança familiar, como faltou isto no berço e o vazio os deixa sem saber para onde se voltar. Dentre as pessoas que eu conheço as que se saíram melhor financeiramente eram as mais determinadas e capazes de sacrificios (e as menos propensas a uma vida hedonista), mas a verdade é que as que conquistaram a felicidade plena (uma união feliz, estabilidade financeira, foram abençoadas com filhos) eram pessoas com fé verdadeira.
Uma coisa que lembro bem no Japão é que na época do Natal (nesta época do ano), as lojas e enchiam de enfeites e sugestões de compras, mas nos chamou atenção, a mim e a meu marido, que em praticamente tudo se escrevia X-Mas. Uma abreviação da lingua inglesa, eu sei, mas a gente comentava um com o outro que eles não conseguiam vivenciar o Natal porque não tinha conhecido ainda o Sr. X... porque é preciso saber que é Christ-mas para entender o porquê desta data ser especial.