Fukuoka

O site 100 anos de histórias vai me trazer muitas emoções neste ano, já percebi, pois permite que conheçamos histórias de outras famílias que são originárias da mesma província e Renato Yassuda deixou um comentário no meu perfil ontem, com convite para visitar o dele. A história de seu avô, Ryoichi Yassuda como um dos Pioneiros da Imigração é bela, honrada e emocionante. Além de surpreendente, pois ele chegou ao Brasil em 1906, ou seja, dois anos antes da chegada do famoso Kasato Maru.
Li sobre estes primeiros imigrantes, os que vieram sem as companhias de imigração e foram desbravadores do país no livro Ayumi - Caminhos Percorridos, sobre o qual escrevi aqui e lá.
Por falar em província, ontem um Shiraishi, que mora na Holanda, fez contato comigo através de um amigo brasileiro. Ele tem o Miyoji (miyodi, sobrenome) do meu Ditian e Furusato (furussatô, terra natal) e "furosato" (terra natal) da minha Batian... risos. Contei em detalhes .
Ah, por falar em nomes, Silvio Sano postou sobre as curiosidades da escolha dos nomes dos filhos dos isseis.

P.S. Sobre Fukuoka, no site constam alguns perfis linkados à província, mas o meu não entra!