Irashaimasse... Este espaço é "irmão" da comunidade do orkut Movimento Dekassegui no Japão. Chamei-a assim porque há muitos dekasseguis (pessoas que saem de sua terra natal para trabalhar temporariamente em outro lugar) e eu faço parte desta comunidade de filhos e netos de japoneses que migraram para o Brasil. Domo arigato gozaimasu.

segunda-feira, 11 de junho de 2007

Vitória de Miss Japão “é justa”, diz a Miss Brasil

Resultado do Miss Universo 2007 vira polêmica, com debates em fóruns online e na imprensa brasileira
ipcdigital.com

No Brasil, a maioria não compreendia por que Natália Guimarães, de 22 anos de idade, perdeu a coroa de Miss Universo 2007 para a japonesa Riyo Mori na final do concurso realizado no México.

A candidata brasileira merecia ser a escolhida a mais bela, na opinião de muitas pessoas, motivo pelo qual o resultado foi um choque.

Dessa forma, o resultado de Miss Universo 2007 se transformou em um debate durante a semana em fóruns de discussão online e a imprensa brasileira. A própria Natália apareceu em público para tentar apaziguar a situação.

Segundo declarou ao portal terra.com, o triunfo da japonesa foi justo. "Acho justo que o concurso Miss Universo valorize todo o tipo de beleza que existe: a negra, a asiática, a latina, a européia, etc. Este foi o ano das orientais", disse Natália a Terra.

Perguntada sobre as qualidades da japonesa, disse: "Ela é dançarina há muitos anos, portanto tem uma postura maravilhosa, sabe desfilar muito bem, acho que é um grande ponto a seu favor."

*
Escrevi sobre este tema (entre outros) também no meu blog em Preconceito e Neofobia
* E postei uma pergunta na comunidade do orkut: O que vocês acharam da vitória da miss Japão?

Miss Japão: Riyo MoriMiss Brasil: Natália Guimarães
Riyo Mori e Natália Guimarães