Texto do Cônsul por ocasião do cinqüentenário da Imigração no Rio Grande do Sul

"

Cinqüentenário da imigração
japonesa no Rio Grande do Sul:
reconhecimento
da contribuição para o Estado

Hajime Kimura*


No dia 20 de agosto de 1956, vinte e três jovens japoneses cheios de aspirações desembarcaram no porto de Rio Grande. Embora por aqui já houvesse alguns japoneses, este foi o começo sistemático da imigração japonesa no Rio Grande do Sul. E hoje, às vésperas de completarmos cinqüenta anos de imigração, temos cerca de mil e quinhentos japoneses e três mil descendentes em todas as regiões do Estado. A principal vocação dos japoneses foi e continua sendo a agricultura, mas à medida que o tempo foi passando, eles começaram a contribuir para o desenvolvimento do Estado também em outras áreas.

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul, as Prefeituras e a comunidade gaúcha estão gentilmente colaborando com as comemorações do Cinqüentenário da Imigração Japonesa e tenho certeza de que esse é um ato de reconhecimento ao trabalho dos japoneses. Ao mesmo tempo que quero agradecer às autoridades e à comunidade gaúcha por toda a colaboração que tem sido dada ao evento, quero externar meus parabéns à comunidade japonesa pelo seu valioso trabalho.

Estamos comemorando o Cinqüentenário em agradecimento ao trabalho feito pela comunidade japonesa e para consolidar a base ainda maior do sucesso dessa comunidade. Porém, o objetivo das festividades não pára por aí. Nosso grande objetivo é fortalecer ainda mais os já fortes laços existentes entre o Rio Grande do Sul e o Japão, e, por meio deste esforço, contribuir para a intensificação das relações bilaterais entre o Brasil e o Japão. Quando o Primeiro Ministro Koizumi visitou o Brasil em 2004 e no ano seguinte o Presidente Lula visitou o Japão, ambos concordaram em revitalizar nossas relações bilaterais, estagnadas por duas décadas.

Muitos esperam que o Centenário da Imigração Japonesa no Brasil em 2008 seja uma grande oportunidade para esta revitalização. Mas os primórdios da revitalização estão aqui, no Rio Grande do Sul. Parabéns à comunidade japonesa por este Cinqüentenário. Obrigado à comunidade gaúcha pela colaboração. E vamos aproveitar este grande momento para liderar o movimento da revitalização, pois, afinal, foram muitos os grandes movimentos que começaram pelo Rio Grande do Sul!"


*Cônsul do Japão