Como obter o Koseki tohon atualizado?



Muitas vezes escutamos que precisamos de Koseki para isso e aquilo. Mesmo sem entender direito o que significa, quem tem parentes que já foram para o Japão como dekasseguis sabe que ter o nome do pai/mãe ou avô/avó devidamente inscrito no Koseki garante a sua nacionalidade japonesa.
O koseki é basicamente um sistema de registro de família em forma de árvore genealógica. Ter o nome inscrito em um Koseki é a prova da nacionalidade japonesa.
Ele é o ponto de partida para tirar o visto para o Japão , pois é a partir deste documento que você vai saber realmente qual o seu grau de descendência, se nissei (segunda geração), sansei (terceira geração) ou yonsei (quarta geração). 

Documentos necessários para fazer pedido de Koseki tohon no Japão:
° Cópia simples da carteira de identidade
° Cópia simples da certidão de nascimento
° Cópia simples do koseki tohon vencido
° Caso não tenha cópia do koseki tohon antigo, é necessário pesquisar no consulado japonês.

Para a pesquisa é necessário apresentar, uma cópia autenticada do RG e uma cópia simples da certidão de nascimento da pessoa interessada.

Contate-nos no WhatsApp (11) 96624-3590 sem compromisso para tirar suas dúvidas, trabalhamos na área desde 2002 e podemos orientar seu processo de visto. Nós também podemos solicitar o koseki da sua família diretamente do Japão.

Curiosidade:
Na antiguidade o documento comprovatório para a familiaridade era a árvore genealógica, muitas vezes escrito a mão pelo chefe da família. As mulheres quando casavam eram retiradas do livro e passavam a constar da árvore genealógica do marido. Se você tem um Koseki da família, pode olhar lá e verá o X sobre o nome das mulheres que casaram!
Esse sistema de registro iniciou com a lei 170 de 1872, na era Meiji. Os Kosekis eram registrados e gerenciados pelas prefeituras onde ficava a residência da pessoa, e servia também como registro residencial. O problema desse sistema antigo, é que se registrava tudo. Tudo mesmo. Histórico medico, criminal, divórcios, e classe social. E seria um insulto aos direitos humanos de privacidade nos dias de hoje. Toda história da dinastia familiar constava naquelas folhas!