Príncipe Naruhito participa do Imin 100 - O Diário do Norte do Paraná

Príncipe Naruhito participa do Imin 100 - O Diário do Norte do Paraná

Príncipe Naruhito participa do Imin 100

O deputado estadual e presidente da Comissão Executiva das Comemorações do Imin 100 no Paraná, Luiz Nishimori, anunciou os projetos a serem desenvolvidos para comemorar o centenário da imigração japonesa.

Em visita a O Diário, Nishimori confirmou a vinda do príncipe japonês Naruhito ao Brasil.

O integrante da família imperial japonesa passará por Brasília no dia 18 junho. No dia 21, desembarcará em São Paulo . No dia 22, o princípe visitará Rolândia, onde será construído o Parque Yumê, que contará a história da imigração e funcionará como um centro de lazer.

O Ministério do Turismo empenhou cerca de R$ 10 milhões para a criação do parque temático.

Nishimori anunciou ainda a criação do Parque do Japão em Maringá, Parque Tomi Nakagawa, em Londrina, Castelo Japonês, em Assaí, e Parque Centenário, em Curitiba.

“Vários eventos vão homenagear a história da imigração. É uma oportunidade para que a comunidade nipo-brasileira divulgue sua rica cultura”, enfatizou.

Em Maringá, de acordo com o deputado Nishimori, de 19 a 29 de junho, está programada a Expo Imin 100, no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro.

“Será uma feira para destacar o potencial da agricultura no Estado, uma vez que muitos japoneses dedicam-se a este setor”, pontuou.

Em abril, o deputado viaja ao Japão em missão econômica com o objetivo de ampliar as relações comerciais entre os dois países. Cerca de 40 empresários brasileiros interessados em levar seus produtos para o Japão devem integrar a comitiva brasileira.

“O Imin servirá como ponte para os negócios, pois muitos serão firmados tanto no Brasil como no Japão”, ressaltou Nishimori.

Convite

O príncipe-herdeiro, de 47 anos, estará no Brasil a convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que enviou uma carta em agosto de 2006, solicitando uma visita do imperador Akihito e da Família Imperial ao Brasil.

Naruhito conhece o Brasil. O príncipe visitou o País em 1982. O irmão mais novo dele, príncipe Akishino, veio ao País em 1988, no 80º aniversário da imigração japonesa.

Visitas

O imperador Akihito e a imperatriz Michiko vieram ao Brasil três vezes. Em 1967, o príncipe-herdeiro Akihito e a princesa Michiko visitaram o Brasil pela primeira vez, com uma recepção que lotou o estádio do Pacaembu.

Em 1978, participaram das comemorações pelos 70 anos da imigração, novamente lotando o Pacaembu.

Em 1997 o casal imperial fez uma nova visita de dez dias ao Brasil, provocando grande emoção na comunidade.

Em 1998, a comunidade nikkei de todo o País comemorou com festa os 90 anos da imigração, com a presença da última sobrevivente da primeira leva de imigrantes, Tomi Nakagawa.

Os governos do Japão e do Brasil designaram 2008 como o "Ano do Intercâmbio Brasil-Japão", comemorando o Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.