Irashaimasse... Este espaço é "irmão" da comunidade Movimento Dekassegui no Japão. Chamei-a assim porque há muitos dekasseguis (pessoas que saem de sua terra natal para trabalhar temporariamente em outro lugar) e eu faço parte desta comunidade de filhos e netos de japoneses que migraram para o Brasil. Domo arigato gozaimasu. zanguio.com.br

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Nossa Caixa apresenta exposição que homenageia comunidade japonesa

Em “Japão – um perto distante”, 13 jovens artistas expõem trabalhos que têm como influência a cultura japonesa pop, contemporânea e tradicional


O Banco Nossa Caixa apresenta a partir de 10 de dezembro a exposição “Japão – um perto distante”. A mostra é uma homenagem do banco ao Centenário da Imigração Japonesa, a ser comemorado em junho do próximo ano. Os visitantes poderão conferir obras de 13 jovens artistas, que abordam o Japão a partir de um olhar ocidental. A exposição acontece no Espaço Nossa Caixa Arte e Cultura até 11 de janeiro. A entrada é gratuita.

As 17 obras da exibição apresentam influências distintas. São fotografias, xilogravuras, impressões digitais, lápis de cor, grafite, estêncil e cerâmicas que reúnem elementos da cultura japonesa pop, contemporânea e tradicional. As peças foram espalhadas harmonicamente num único ambiente e demonstram alguns dos elos entre os dois países.

Com a exposição “Japão - um perto distante”, a Nossa Caixa reverencia a comunidade japonesa, que há cem anos contribui para o desenvolvimento econômico e cultural do país. A mostra é uma das primeiras atividades promovidas na cidade de São Paulo em comemoração ao centenário da imigração japonesa.

Manabu Mabe

A Nossa Caixa apóia também, por meio da Lei Rouanet, a restauração do antigo Colégio Campos Sales, localizado na Liberdade, e sua conversão no Museu de Arte Moderna Nipo-Brasileira Manabu Mabe. O museu será inaugurado em 2008 e fará parte dos eventos comemorativos do centenário da imigração japonesa no Brasil.

O espaço abrigará um acervo considerado por especialistas como um dos mais representativos da arte moderna nipo-brasileira, com obras de artistas como Handa, Tamaki, Tanaka, Susuki, Higaki, Fukushima, Ohtake, Shiró e Manabu Mabe, pintor japonês naturalizado brasileiro, reconhecido mundialmente por seus quadros abstracionistas de cores vivas e grandes dimensões.

Serviço:
  • “Japão – um perto distante”
  • Espaço Nossa Caixa Arte e Cultura
  • Rua Álvares Penteado, 70, 2º Mezanino
  • Segunda a sexta-feira, das 10h às 16h
  • De 10 de dezembro a 11 de janeiro
  • Entrada gratuita


Release da Assessoria de Imprensa da Nossa Caixa


Postar um comentário