Irashaimasse... Este espaço é "irmão" da comunidade do orkut Movimento Dekassegui no Japão. Chamei-a assim porque há muitos dekasseguis (pessoas que saem de sua terra natal para trabalhar temporariamente em outro lugar) e eu faço parte desta comunidade de filhos e netos de japoneses que migraram para o Brasil. Domo arigato gozaimasu.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Empreiteiras estão otimistas quanto ao mercado de trabalho

por Redação Tudo Bem

Você é dekassegui?

O que é dekassegui?

O termo dekassegui (出稼ぎ) é formado pelas palavras japonesas deru (出る) (sair) e kasegu(稼ぐ) (ganhar dinheiro), designando qualquer pessoa que deixa sua terra natal para trabalhar, temporariamente, em outra região. Por exemplo, os japoneses que vivem em Hokkaido e que vão aos grandes centros a trabalho - como Tokyo e Osaka - também são chamados de dekasseguis. Da mesma forma, assim são igualmente denominados os brasileiros, peruanos e outros latino-americanos que emigram para o Japão.
No início do século milhares de japoneses imigraram para outros países com o intuito de fazer fortuna e voltar para o Japão. No caso do Brasil a imigração começou em 1908 com a vinda de 781 camponeses principalmente da região de Hiroshima.
Chama-se "fenômeno dekassegui" tal imigração de brasileiros, que teve seu início no fim da década de 1980. Oficialmente, iniciou-se em junho de 1990, com a mudança na legislação de imigração japonesa, permitindo ao descendente de japonês (nikkei, 日系) receber um visto de trabalho no país. Entretanto o visto para descendentes de japoneses é concedido até a terceira geração (Sansei), no caso da quarta geração (Yonsei) quando filhos, faz-se necessário a companhia dos pais (3º Geração).
Em 2005 o Ministério da Justiça estimou que 302 mil brasileiros vivem no Japão legalmente, enviando todos os anos entre 1,5 e 2 bilhões de dólares para o Brasil. Os brasileiros representam o terceiro maior contingente imigrante no Japão, apenas atrás dos chineses e dos coreanos. No Brasil, é contabilizado como o terceiro maior grupo vivendo fora do país. Em contrapartida no Brasil está a maior concentração de descendentes de japoneses fora do Japão.
Atualmente as maiores concentrações de brasileiros no Japão se encontram em Aichi (Nagoya), Shizuoka (Hamamatsu) e Gunma (Oizumi)

O que é nikkei?

Nikkei (日系) é uma denominação em língua japonesa para os descendentes de japoneses nascidos fora do Japão ou para japoneses que vivem regularmente no exterior. As maiores comunidades nikkei estão no Brasil (São Paulo e Paraná), Estados Unidos (Califórnia e Havaí) e China (Xangai). Há também importantes comunidades no Peru, México, Rússia e Austrália (Queensland e Sydney).
Nikkei também é o nome dado à Bolsa de valores de Tóquio.

Assuntos deste blog

Meu clipping

Jornalista, dentre tantos outros profissionais que lidam com palavras, lê compulsivamente. Vou anotando no meu bloco de notas virtual tudo que acho interessante, o que leio na web ou os releases que recebo. E o resultado está aqui, os detalhes que não cabem nos textos que produzo ou que não viram um texto, mas valem ser recomendados.

Toda segunda tem artigo meu no site Nossa Via. Clique aqui e receba no seu e-mail!

A Vida Como A Vida Quer

Receba meus textos no Nossa Via diretamente no seu e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Leituras interessantes para hoje:

Firefox

Firefox - Download

Assine este blog

Se você cita este blog, aparece aqui! Domo arigato.

Web Pages referring to this page
Se você cita este blog, aparece aqui! Domo arigato.

Cotações


My blog vale $13,548.96.
Quanto vale seu blog?

My Popularity (by popuri.us)

FEEDJIT Live Traffic Feed

FEEDJIT Live Traffic Map

FEEDJIT Recommended Reading

Hanko

Hanko
A imagem é do hanko (carimbo, que vale como assinatura) da minha família.