Câmara comemora 99 anos de imigração japonesa no Brasil

Seminário "A Imigração Japonesa no Brasil", auditório Nereu Ramos

O grupo parlamentar Brasil-Japão também realizou um seminário em comemoração dos 99 anos da imigração japonesa no Brasil, no dia 18 de junho, no auditório Nereu Ramos. Além de palestras, os interessados puderam conferir a apresentação de grupos folclóricos da cultura japonesa. No dia 19 de Junho o Plenário realizou uma Sessão Solene com o Lançamento Oficial do Ano do Centenário, a realizar-se em 2008, e a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional fez uma audiência pública sobre os planos para as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.

As comemorações dos 99 anos da imigração Japonesa para o Brasil contou ainda com exposições artísticas e fotográficas no Espaço do Servidor de 11 a 22 de junho com a mostra de peças, obras de arte, florais, ikebanas, bonsai, etc e no Corredor de Acesso ao Plenário no período de 18 a 22 de junho, com fotos alusivas à imigração.

Os primeiros imigrantes japoneses chegaram ao Brasil em 1908 para trabalhar em fazendas paulistas. Em 1914, cerca de 10 mil japoneses já trabalhavam no estado de São Paulo. Em 1988, no 80º aniversário da imigração, estimava-se que mais de 1,2 milhão de nikeis (descendentes de japoneses nascidos fora do Japão) vivam no País. No final da década de 80, a comunidade nipo-brasileira começou a sentir os efeitos de um novo fenômeno: os dekasseguis (nikeis que emigram para o Japão).

Agência Câmara

Saiba mais