Imigração do Japão torna mais difícil emissão de vistos de intercâmbio para asiático


Vemos um movimento positivo aí: ao mesmo tempo em que o Japão organiza o visto para yonsei (apesar de ter regras mais duras do que para os outros nikkeis), começa a controlar a entrada de outros jovens no país.
O Departamento de Imigração de Tóquio e outros departamentos de imigração do Japão estão endurecendo a emissão de vistos de intercâmbio.

A medida se deve a quantidade crescente de estrangeiros provindos da Ásia, que chegam ao Japão com o objetivo de estudar em uma escola de língua japonesa, mas que abandonam a instituição pouco depois de chegarem ao país. Muitos deles solicitam o visto de intercâmbio apenas para poder trabalhar no Japão, muitas vezes de maneira ilegal.

O endurecimento no processo de emissão de vistos não afetará pedidos vindos de países da Europa, América do Norte e outras regiões fora do continente asiático, já que são raros os casos de intercambistas dessas regiões aproveitando o visto de intercâmbio para fins ilícitos.

Entretanto, como a maioria dos intercambistas no Japão são de países da Ásia, a estatística recorde de 310 mil intercambistas registrada em 2017 deve começar a cair nos próximos anos. Ela subiu em 100 mil pessoas nos últimos cinco anos.

De acordo com dados do Ministério da Justiça do Japão, a maioria dos pedidos de visto de intercâmbio são feitos próximos aos meses de abril e outubro, período de início das aulas em escolas técnicas, de língua japonesa e universidades.

Em abril de 2018, foram feitos 29.801 pedidos de visto, com 77,7% de emissões. No entanto, o percentual caiu em outubro, com 16.945 pedidos e 65,6% de vistos emitidos, provando que o Japão tem, de fato, endurecido as condições para emitir novos vistos de intercâmbio.

(Fonte: Asahi Shinbun)


Estamos com duas novidades na área: 
(1) Recolocação dentro do Japão: www.facebook.com/groups/zanguio 
 (2) Orientações sobre o Visto de yonsei: www.facebook.com/groups/vistoyonsei 
 Deixe seus dados neste formulário http://bit.ly/shigoto18 ou fale com a gente sem compromisso no WhatsApp + 55 (11) 96624-3590