Dragão de 20 metros festeja ano novo chinês na Paulista

G1 Edição São Paulo
Foto: Luisa Brito/G1

Achei que o engano era meu, mas não foi, anteciparam as comemorações do ano novo chinês por causa do carnaval. Quem acredita que o carnaval agora muda até o calendário lunar no Brasil?
Um dragão (que simboliza novas energias e forças para o ano que começa) de 20 metros passeou hoje na Paulista oferecendo aos "felizes" uma prévia da festa. A data do calendário lunar para mudança do ano do porco para o rato é 6 de fevereiro.
Abaixo a matéria de Luisa Brito no G1:
Dragão na Paulista, nesta quarta-feira, lembra a chegada do ano novo chinês (Foto: Luisa Brito/G1)
Um dragão de 20 metros, dançando ao som de tambores, antecipou, nesta quarta-feira (16), a chegada do ano novo chinês, que será comemorado do dia 5 para o dia 6 de fevereiro. Os organizadores da terceira festa do ano novo chinês promoveram uma prévia do que o público verá no evento no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista. Por tradição, os chineses comemoram a chegada do ano novo de acordo com o calendário lunar, cujas datas diferem do calendário usado no ocidente.

O dragão simboliza novas energias e forças para o ano que começa. Já a cor vermelha significa, na tradição chinesa, a vida. O amarelo, o ouro, o sol único. "Antigamente, na China, na época do imperador, só ele podia usar amarelo, ninguém mais podia, porque o amarelo representa o sol, e só existe um sol para todos", explica Wynner Kenkaok Ng, um dos organizadores da festa. O novo ano será do rato para os chineses. O animal, o primeiro do calendário, representa iniciativa, inovação e empreendedorismo, segundo Kenkaok Ng.

O evento principal da festa do ano novo chinês será realizado nos dias 26 e 27 no bairro da Liberdade e contará com artesanato e comidas típicas. Os organizadores optaram por fazer a festa antes da data do ano novo devido ao carnaval que neste ano vai coincidir com o ano novo no calendário lunar.