Abril no Centenário da Imigração Japonesa | Blogs | Armazém 14 | O Jeca e os japas.

No post O Jeca e os japas<, Alexandre Sakai, do blog Armazén 14, me fez pensar nas minhas duas avós: Batian, nascida em Niigata-ken, e vó Maria Augusta, brasileira e fã do Mazzaropi.
Este é o trailer do filme "Meu Japão Brasileiro" lançado no dia 20 de janeiro de 1964. Quem estrelava o filme era Mazzaropi, ator que ficou muito conhecido com o personagem Jeca Tatu e cujos filmes batiam recordes de bilheteria nas décadas de 60 e 70. E como o universo rural era quase sempre presente em seus filmes, não foi estranho que neste tivesse a participação da comunidade japonesa que tanto contribuiu para o desenvolvimento agrícola do país. Acho que esse foi um dos primeiros filmes nacionais com tantos atores nikkeis em cena. E entre eles podemos destacar Célia Watanabe (foto), que além de participar deste filme também trabalhou em obras do Walter Hugo Khouri ao longo da década de 60. Não encontrei muitas informações sobre a atriz, apenas que ela é nascida em Ribeirão Preto, São Paulo.




Apesar dos filmes do Mazzaropi não terem sido levados muito a sério, acho que ele fez um excelente trabalho ao mostrar um pouco da cultura japonesa em seu filme. Com certeza, ele colaborou para fixar ainda mais a imagem de povo trabalhador e honesto da comunidade japonesa.

Se você se interessou em assistir ao filme, saiba que não deve ser muito difícil encontrá-lo em locadoras (pelo menos pra quem mora no Brasil). Não faz muito tempo que foi lançada uma coleção de filmes do Mazzaropi. Eu mesmo encontrei um DVD numa banca de jornal e paguei apenas 20 reais. E não era pirata não!!! rs...

"Meu Japão Brasileiro" ,1964 - direção e roteiro: Glauco Mirko Laurelli e Amácio Mazzaropi.